sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Espaço Aéreo Controlado Divisão



Os espaços aéreos controlados dividem-se assim de dentro para fora.

ATZ - ou Zona de tráfego de aeródromo - Espaço aéreo controlado pela torre de controle TWR. É a área em que os controladores na torre de controle do aeródromo têm contato visual com a aeronave em procedimento visual (VFR) de pouso e decolagem.

CTR - ou Zona de controle - Espaço aéreo controlado cujo principl objetivo é proteger aeronaves em pouso ou decolagem por instrumentos (IFR). Geralmente os aeródromos que tem CTR não tem ATZ, porém os procedimentos de pouso e decolagem continuam sendo controlados pela torre de controle TWR. O CTR é provido de controle de aproximação APP ( fase do vôo que executa as cartas SID/STAR ) que opera em freqüência própria porém em conjunto com a TWR.

TMA - ou Área de aproximação terminal - Área controlada situadas em regiões onde existem uma grande densidade de tráfego aeŕeo. Geralmente situadas ao redor de aeroportos importantes esta área destina-se a controlar os procedimentos de aproximação por instrumentos.

CTA ou Área de controle inferior - Área controlada onde se situam-se Aerovias Inferiores e outros espaços comprendidos no espaço aéreo inferior.

UTA ou Àrea de controle superior - Área controlada onde situam-se Aerovias Superiores e outros espaços comprendidos no espaço aéreo superior.

CTR ou Área de controle superior responsável por monitorar o tráfego em rota em cada região de controle do País FIR.

FIR são cinco áreas no Brasil sendo, Curitiba, Brasilia, Amazônica, Recife, Atlantico

(FONTE:http://diariodebordohofmann.blogspot.com/)

6 comentários:

  1. parabens! muito legal a explicação. completa! falta informações desse tipo na internet... muito legal da sua parte explicar.

    ResponderExcluir
  2. que bom que vocês gostaram, obrigado pelo reconhecimento precisando estamos aqui!

    ResponderExcluir
  3. também foi de grande ajuda pra mim, só acho que as FIR podiam ser mais bem explicadas!

    ResponderExcluir