segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A importância de mudar o passo da hélic

  • IMPORTANCIA DA MUDANÇA DO PASSO:
    O Passo da Helice, tambem chamado de angulo da pá, deve ser aumentado ou diminuido de acordo com as condições de vôo.
    A mudança de passo tem grande importacia no vôo pq com o aumento ou diminuição do passo, aumentamos ou diminuimos a rotação do motor. A rotação do motor deve ser modificada em cada condição de vôo (Decolagem, subida e descida) para obter melhores resultados e evitar problemas, como perda de eficiencia e alto consumo de combustivel. (OBS.: ver as consequencias abaixo).
    Alem disso caso o piloto mude de uma condição de vôo para outra (EX: cruzeiro > descida ) sem alterar a manete de potencia do avião, o responsavel pela velocidade constante no motor é a mudança do Passo. Quem controla a mudança no passo é o ´´Governador de Helice“
    O passo da Helice é mudado pelo piloto. Em algumas aeronaves, principalmente Turboelices, o passo é mudado automaticamente.

    1) PASSO MINIMO PARA DECOLAGEM:

    Com o Passo Minimo (Angulo de Ataque da Helice no minimo) – a Helice fica com o minimo de ´´Efeito cata-vento“…fica menos torcida. Com isso as pas da Helice manipulam menor quantidade de ar por cada rotação. Essa menor massa de ar na helice (Carga + leve) permite ao motor girar em alta Rotação, produzindo assim maior TRAÇÂO na aeronave . Quando a aeronave se encontra no solo, ela necessita de uma maior potencia e tração, por este motivo usamos Passo minimo na decolagem. (Rotação do motor é aumenta)

    2) AUMENTAMOS O PASSO A MEDIDA QUE SUBIMOS PARA CRUZEIRO:

    A Medida que a aeronave sobe para altitude de Cruzeiro, o angulo da pa é Aumentado, ja que a tração passa a ser menor do que a requerida na decolagem. Aumentando o passo (Angulo da pa), a massa de ar manipulada é aumentada, causando assim um esforço no motor e como consequencia diminuindo a rotação do motor. O aumento do passo é feito justamente para não causar uma sobrecarga no motor (aumento da rotação) e um aumento de gasolina.

    3) PASSO MAXIMO EM CRUZEIRO:

    O passo Maximo é usado em cruzeiro por que quando estamos em Cruzeiro, estamos em vôo nivelado ( não estamos subindo ), o que não exige muita potencia do motor (RPM).
    Aumentando o Passo, maior massa de ar é manipulada pela pa da helice, o que aumenta o esforço sobre o motor. Com uma mesma potencia, a tendencia da Rotação do motor é diminuir (RPM).

    4) PASSO MAXIMO NA DESCIDA (MERGULHO):

    O Passo maximo é utilizado quando a aeronave esta descendo (mergulho) pq aumentando o angulo da pá, maior quantidade de ar é manejada sobre a pá da helice, evitando assim uma sobrevelocidade (sobrecarregamento do motor).

    5) PQ USAR PASSO MAXIMO EM CRUZEIRO AO INVÉS DE PASSO MINIMO:

    - Em cruzeiro o avião esta nivelado e ja não exije muita potencia do motor (exije menos potencia do que na subida e na decolagem). Com o passo minimo, a helice do motor começaria a girar em alta velocidade. Isso pq a Helice com menor passo (angulo) esta menos torcida, permitindo a helice manipular menor quantidade de ar nas pás por cada rotação e consequentemente exercendo uma carga mais leve no motor, o que levaria o mesmo a girar em alta rotação.

    6) CONSEQUENCIA DO USO PASSO MINIMO EM CRUZEIRO:

    - O limite de rotação do motor (RPM) pode ser excedido, desgastando motor mais rapidamente.
    - Maior Gasto de combustivel
    - Em Helices Eletricas, poderia ocorrer o DISPARO DE HELICE.
    - O Aumento excecivo na ponta da pá, quando chega proximo a velocidade do som, causa ´´FLUTUAÇÔES“(Vibrações) que diminuem a eficiencia da helice.

    7) PQ USAR PASSO MINIMO PARA DECOLAGEM AO INVÉS DE PASSO MAXIMO:

    - Caso utilizamos o passo maximo para decolagem, a helice manipulará grande quantidade de ar, forçando assim o motor, que diminuirá a quantidade de rotação do motor. DIMINUINDO A ROTAÇÃO DO MOTOR, A TRAÇÃO É REDUZIDA E A PISTA PODERÁ SER INSUFICIENTE PARA LEVANTAR VÔO.

    RESUMO:

    Aumento do Passo = Maior massa de ar maneijada na rotação da helice = Diminui o RPM
    Diminuição do Passo = Menor massa de ar maneijada na rotação da helice = Aumenta o RPM

    Passo Minimo = Usado na decolage
    Passo Maximo = Usado em cruzeiro
    Passo Maximo = Usado em Mergulho (descida)

    * A medida que subimos, aumentamos o passo ate chegar no passo maximo em Cruzeiro.

    Tipos de Helice

    Helice de Passo Fixo
    Helice de Passo Ajustavel
    Helice de Passo Variavel – Manual
    Helice de Passo Variavel – Automatica (tambem conhecida como ´´Passo Controlavel“ ou ´´Velocidade constante“

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