terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Asas: definição, modelos e aplicações. (Parte 1)

Senhores, saudações cordiais...

Após alguns dias sem postar eu estou de volta para trazer aos senhores um estudo que fiz há alguns meses sobre as asas das aeronaves. Não posso precisar com muita certeza a fonte das pesquisas, mas por via das dúvidas é só pesquisar aí no Google que aparecerá algumas centenas de artigos relacionados ao nosso assunto. Vamos lá então!!

Asa: artefato mecânico destinado à sustentação aerodinâmica que está presente na grande parte dos aparelhos com capacidade de voar, como os aviões.

Nas aeronaves de asa fixa (aviões, planadores, etc), a asa apresenta um perfil assimétrico, sendo ligeiramente mais curvada na sua parte superior (extradorso). Quanto menor for a velocidade que se destina a asa, mais acentuada deve ser esta curvatura e assimetria.

Quando a asa se desloca por um fluido (geralmente o ar), o caminho que as particulas de ar percorrem no extradorso é maior do que na parte inferior(intradorso), em razão da curvatura. Dessa forma, a velocidade do ar no extradorso é maior, ou seja, as partículas de ar ficam menos tempo em contato com a parte superior da asa, em relação a parte inferior (Princípio de Bernoulli).

Dessa forma, cria-se então, uma diferença de pressão entre as faces superior e inferior da asa, isto é, uma vez atingida determinada velocidade suficinte para que a pressão na parte inferior da asa (que é maior que do que na superior) provoque uma força de sustentação, de baixo para cima, fazendo assim, a asa levantar, e com ela a aeronave.




Para que não fique um estudo muito grande e cansativo, vou dividí-lo em alguns posts. Então nas postagens seguintes trarei as aplicações das asas quanto ao tipo de voo (ex.: subsônico ou super sônico).

Abraço a todos e bons voos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário